A importância prática da diversidade

Cada vez mais presente, em nosso dia a dia, a diversidade encontra lugar de destaque na discussão e desafios de corporações e sociedade. Se, por um lado, isso se deve ao fato de, como podemos conviver, com respeito e cortesia, com o que é diferente do padrão em  que acreditamos, por outro, pesquisas recentes demonstram que a diversidade impacta, positivamente, no resultado das empresas (1).

Ambientes mais pacíficos e o impacto positivo, em prosperidade e equidade, são os resultados que encontramos na maior diversidade no mundo tal  foi a mensagem, segundo Audrey Azoulay, no Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, realizado pela UNESCO (2). Na mesma mensagem, declara-se frase de fortíssimo impacto, colocando que a pluralidade de suas vozes seria um dos recursos renováveis da humanidade, oferecendo uma fonte constante de inovação e criatividade. Este seria um importante início prático da diversidade.

O fomento de inovação e criatividade, se por um lado pode ser devido a diversos pontos de vista e discussão construtiva dos desafios, por outro, revela-se como fonte de aprendizado constante, ao incluirmos a diversidade como filosofia. Entendemos que o respeito à diversidade vai mais longe que, simplesmente, dar voz às diferentes origens de opiniões, pois inclui um ambiente de acolhimento e empatia, com as diferentes partes. Com isso, causamos um ambiente de cocriação constante, onde as idéias são geradas de maneira colaborativa, com o resultado de solução com melhor adaptabilidade dos envolvidos.

Por outro lado, estimular a diversidade é estimular o aprendizado constante em nossa rotina e praticar uma forma de extrema inteligência, na captação de oportunidades. Uma breve reflexão reverbera-nos  o pensamento fechado, existente, ao darmos vozes apenas a falas consonantes com a nossa. Ao discutirmos e estudarmos apenas o que está alinhado com nossas crenças e valores, desenvolvemos um fortalecimento exponencial de certezas e crenças criando-se então uma grande bolha. Vemos isso, de forma significante, nas publicações com o alcance regido por algoritmos mágicos, afinal somos alimentados, diariamente, com fotos, imagens e informações, contendo, exatamente, o que gostamos. O fruto disso é que todos confirmam e concordam com nossas opiniões, favorecendo as discussões polarizadas, pois cada extremo vive em sua própria bolha nutrida e inflada.

Quando pensamos com base no estímulo ao contraditório, damos vozes a falas que colidem com nossas crenças e pensamentos. Como consequência, temos o fortalecimento do nosso processo de aprendizado. Isso ocorre também, pois, ao analisarmos e ,verdadeiramente, ouvirmos a opinião contrária à nossa, presenciamos um grande exercício de reflexão e libertação. Deixe explicar um pouco melhor: ao sermos bombardeado por reflexões contrárias à nossa, se imbuída de lógica e coerência, colocamo-nos diante  de duas possibilidades de resultado.

Por um lado, o conceito contrário pode não resistir à nossa opinião já formada e, como consequência, reforçamos e reafirmamos nossas crenças. Por outro lado, se ao ouvirmos a narrativa contrária, ela se fizer lógica e com poder de convencimento, temos a grande oportunidade de mudar e adotar uma nova postura.

Esse exercício exige grande esforço em desnudar o ego, e reconhecer quando a nova idéia é reveladora de uma verdade que ainda não acreditávamos . Sim, isso é libertador, pois não ficamos amarrados em conceitos e preconceitos, como se nossas ideias e crenças fossem verdades absolutas.

E você? Como enfrentar a diversidade de opinião e costumes, quando contraditória às  suas verdades? Fecha-se e, simplesmente, condena a nova ideia, ou recebe, acolhe, e, quando mais sensata que a velha opinião, adota o respeito ao novo  conceito?

Referências:

  1. https://www.mckinsey.com/business-functions/organization/our-insights/why-diversity-matters/pt-br
  2. https://nacoesunidas.org/unesco-diversidade-cultural-contribui-para-mundo-mais-pacifico-e-prospero

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s