Reconhecer é simples, mas nem sempre é fácil… concorda?

Pausa na reunião de cinco minutos para café, e respirar um pouco também. Rapidamente pego um café e cumprimento quem estava na copa. Ao começar meu retorno à sala de reunião, eu ouço:

“Eu gostei muito mesmo do que você escreveu no LinkedIn. Precisamos de pessoas que nos motive, e não o contrário”.

Sim, isso mesmo. Precisamos de quem nos motive, de quem nos direciona e, principalmente, junto no barco, reme na direção de soluções. Essa foi a ideia de quando escrevi “Isso é uma crítica construtiva”

Quando investimos em algo, um texto, uma ação, uma busca, uma mudança… enfim, qualquer ação em que colocamos nossos esforços, temos o desejo de conseguirmos materializar a intenção. Certamente aquele elogio, simples, despretensioso e naturalmente dito trouxe uma sensação de felicidade indicativa de que um simples texto levou a reflexão e acolheu pelo menos uma pessoa.

Logo após o término do café, fui tomado por uma grande inquietude. Lembrei-me de um texto publicado no Programa Inova 360, do Portal R7, com o título “Nunca estamos sós”. Neste texto reflito que sempre encontraremos alguém que pode nos ajudar e ensinar, e finalizo o texto opinativo com a seguinte indagação:

“E você, já elogiou e reconheceu quem o ajudou hoje? Pense novamente: grandes ajudas vêm na forma de um simples café, trazido para uma breve folga que irá recuperar nosso fôlego. Simples assim, reconheça quem faz seu dia melhor!”

Quantas vezes podemos reconhecer atitudes simples e não o fazemos pela correria de nosso dia? Sim, ainda vejo enraizada a tendência de enaltecer as falhas e os pontos fracos ao invés de fortalecer as qualidades e os pontos fortes nossos e de quem está ao nosso redor.

Esse breve texto é para fazer um pequeno desafio. Você já parou para refletir quais são seus pontos fortes? Mais do que isso, você já os reconheceu e aceitou? Mesmo? Algo muito simples, mas nada fácil, é conseguirmos encontrar a principal qualidade nossa e de quem convivemos. Tente resumir em uma frase curta no que você é ótimo, tente resumir em poucas palavras as qualidades de cada pessoa do seu time. Mais importante ainda, na mesma sentença adicione o motivo pelo qual isso importa a você.

Esse desafio fiz, na última semana, a cada pessoa do meu time. Relatei a cada pessoa em que ele é ótimo (visão minha, logo, significa apenas a forma como eu o enxergo e não a verdade), e como isso impacta positivamente em meu dia.

Em um primeiro momento, ao finalizar e reler a descrição que fiz, tive a plena sensação de conseguir materializar o que penso deles. Isso foi muito gratificante, mas o melhor disso foi, ao ler novamente, pensar que, se fosse escrever um texto procurando alguém, seria exatamente com as qualidades descritas de cada um. Talvez até refletisse o quanto seria difícil encontrar colaboradores assim, e a grande verdade é que é.

Reconhecer é muito importante para quem recebe o elogio. Várias pessoas já comentaram sobre o poder do elogio, mas acredito que é mais importante para quem reflete. Se por um lado aumenta a convicção das qualidades das pessoas que estão com a gente, por outro potencializa muito nossa gratidão por reunir pessoas especiais em busca de um objetivo único.

Sim, esse texto é real. Os reconhecimentos foram feitos, a gratidão em ser parte do time existe, mas de nada valeria se não fosse materializada, se não fosse comunicada. Se de alguma forma não fosse falada.

Esse pequeno desafio falado há pouco pode ser melhor. Além de escrever as qualidades e como isso o ajuda, quero estimular você a falar isso para a pessoa. Sim, faça isso com seus pares, colaboradores e todos aqueles que contribuem de alguma forma para seu dia, para seu resultado, para suas conquistas serem mais eficientes.

Você está pronto para reconhecer quem está ao seu lado agora?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s